Módulo 1 - Lição 2: Detalhamentos de enumerações
Uma enumeração em um texto muitas vezes tem detalhes, que entram como subtópicos nos tópicos de um mapa mental correspondentes aos itens de uma enumeração.
Nesta lição você vai aprender a reconhecer esses detalhes.
Detalhes de enumerações
Considere o texto a seguir.
"Ainda nesta vida quero fazer muitas coisas. Uma é pular de paraquedas (quero vencer meu medo de alturas). Quero conhecer as cataratas do Iguaçu e ficar alguns minutos naquela ponte sobre o rio. Quero ir à Austrália e pelo menos ver um canguru de perto. Ah, e também ter um filho, plantar uma árvore e publicar um livro. Bem, o livro hoje é mais fácil, pode-se publicar livros digitais na internet com muito mais facilidade."
A estrutura por trás da representação textual é de uma enumeração, na forma de um tema - coisas que o autor quer fazer - e uma lista de itens que são coisas a serem feitas, salientadas abaixo.
"Ainda nesta vida quero fazer muitas coisas. Uma é pular de paraquedas (quero vencer meu medo de alturas). Quero conhecer as cataratas do Iguaçu e ficar alguns minutos naquela ponte sobre o rio. Quero ir à Austrália e pelo menos ver um canguru de perto. Ah, e também ter um filho, plantar uma árvore e publicar um livro. Bem, o livro hoje é mais fácil, pode-se publicar livros digitais na internet com muito mais facilidade."
Representando essas ideias e suas dependências de forma mais esquemática, temos:
Coisas que quero fazer
pular de paraquedas
conhecer as cataratas do Iguaçu
ir à Austrália
ter um filho
plantar uma árvore
publicar um livro
Nesse exemplo, algum conteúdo não foi mapeado, como para vencer meu medo de alturas e ver um canguru.
Considere o primeiro: em si é um trecho linguístico completo no sentido de expressar uma ideia, mas cuja compreensão depende de considerarmos que o autor quer pular de paraquedas. Se isto não fosse mencionado, não faria sentido dizer para vencer meu medo de alturas. Ou seja, este depende daquele, e portanto a ideia correspondente está em um nível inferior ao termo referenciado. Em suma, o segundo termo esclarece, detalha, explica o primeiro.
pular de paraquedas -> para vencer meu medo de alturas
Assim como "quero vencer meu medo de alturas" é detalhamento de "pular de paraquedas", "ver um canguru" é detalhamento de "ir à Austrália".
ir à Austrália -> ver um canguru
A última frase é um comentário/detalhamento sobre a viabilidade de publicar um livro.
A estrutura de ideias, considerados os detalhamentos, fica então assim (os novos tópicos estão salientados):
Coisas que quero fazer
pular de paraquedas
para vencer medo de alturas
conhecer as cataratas do Iguaçu
ir à Austrália
ver um canguru
ter um filho
plantar uma árvore
publicar um livro
digital
Mapeamento de detalhes de enumerações
A conversão para mapa mental agora inclui um nível adicional de tópicos para os detalhes. Veja como ficou, incluindo uma redução do texto do tema:
Assim, a estrutura de uma enumeração pode abranger pelo menos três níveis. Questão para você: se o autor do texto tivesse explicitado qual árvore pretende plantar e onde, em que tópico seriam inseridas essas informações?
Lembrete para os exercícios: o que faz avançar no reconhecimento de enumerações e seus detalhes não é acertar mas sim a ação de buscá-las. Em outras palavras, você vai progredir no objeto desta lição independentemente de resolver cada exercício.
Atividade 1*
Ache uma enumeração no texto.
Mais de 75 mil pessoas assistiram neste sábado (27) ao show da cantora Madonna no Estádio Olímpico de Atenas, que encerrou a turnê da diva do pop na Europa.
Madonna, que segundo a imprensa receberá 10 milhões de euros pelo espetáculo, subiu ao enorme palco por volta das 21h30 (horário local) e cantou durante quase duas horas.
A cantora virá o Brasil em dezembro, onde fará cinco shows: dois no Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de dezembro, e três em São Paulo, nos dias 18, 20 e 21.
Atividade 2*
Procure no texto abaixo, da Constituição do Brasil, uma enumeração com detalhes. Elabore um mapa mental da enumeração.
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
(...)
Atividade 3
Para o texto a seguir:
Rebecca Romijn nasceu na Califórnia, e é filha de Jaap Romijn e Elizabeth Kuizenga, ambos de origem neerlandesa. Muitas fontes dizem que ela era apelidada nos tempos de escola de Jolly Blonde Giant (algo como "louraça gigante", em português) mas ela admitiu que embora seja verdade, ela sempre levou isso na esportiva.
Enquanto estudava música (voz) na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, ela se envolveu com moda e mudou para Paris, França, por mais de dois anos. Entre outros trabalhos na moda, Rebecca posou e desfilou para Sports Illustrated e Victoria's Secret. Ela também foi a anfitriã do programa House of Style, da MTV, entre 1998 e 2000. Como poliglota, fala fluentemente inglês, francês e português.
Considerada por muitos como uma das mulheres mais bonitas do mundo, Rebecca sempre figura nas listas anuais de beldades de publicações como Maxim Magazine (2003, 2004, 2005, 2006), AskMen.com (2001, 2002, 2003, 2005, 2006) e FHM Magazine (2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005)
No filme X-Men de 2000, Rebecca teve seu primeiro papel relevante em filme como "Mystique"; voltou a fazer o papel na sequência de 2003 de X2: X-Men United, e novamente para o X-Men: The Last Stand (2006). Nesses filmes, seu traje consistia de maquiagem azul e algumas próteses estrategicamente postas em seu corpo quase nu. Em X2: X-Men United ela se mostra com um visual "normal" em uma cena em que está em um bar, algo que também faz em X-Men: The Last Stand. Teve seu primeiro papel de grande destaque no filme de Brian De Palma, Femme Fatale (2002). Também estrelou e filmes como Rollerball, The Punisher e Godsend. Fez o papel principal em Pepper Dennis, uma série de TV no The WB. Essa série explorou o talento de Rebecca para comédia, canto, moda, drama e aventura. (Wikipédia)
Procure por:
a) Duas enumerações que detalham um item de uma enumeração.
b) Uma enumeração com tema implícito e itens em vários parágrafos.
Atividade 4
Acesse um site dos seus preferidos e encontre pelo menos uma enumeração com detalhes.
Atividade 5
Encontre pelo menos uma enumeração com detalhes em uma notícia. Um assunto na nossa experiência mais promissor é Economia.
Enumerações dentro de enumerações
Pense em pelo menos três viagens legais que fez. Escolha a mais longa. Nesta, o que você fez? Se muitas coisas, selecione as mais interessantes.
Note que você primeiro fez uma enumeração e depois, ao detalhar um dos itens de uma enumeração, você o fez com outra enumeração. Essa enumeração de segundo nível constitui um detalhamento da enumeração de nível superior, e portanto seus itens são subtópicos de detalhamento no mapa mental.
Atividade 6
- Liste algumas viagens que fez.
- Escolha uma viagem e liste os restaurantes em que foi.
- Escolha um restaurante e uma ocasião em que foi nele.
- Liste o que comeu e bebeu.
- Registre o que selecionar em formato de enumeração em vários níveis, algo como:
Viagens feitas
Restaurantes visitados
Pedidos feitos ou pratos escolhidos
Atividade 7
Suponha que você quer viajar, mas ainda não definiu para onde. Faça o seguinte em um mapa mental:
- Enumere pelo menos 3 possibilidades de países para viajar (não precisa ser viável)
- Para cada país, enumere 3 possíveis cidades com coisas interessantes:
- Para cada cidade, enumere 3 possíveis atrações: restaurantes, parques, praias, monumentos, museus... Se não souber algo específico, pode ser genérico: “um bom restaurante típico”, “a praia mais badalada ou mais sossegada”. Ou insira no Google “atrações ” e veja o que ele sugere.
Agora reflita sobre como esse mapa mental de possibilidades em níveis seria útil para o planejamento de uma viagem concreta.
Se não usasse um mapa mental, qual seria uma alternativa? Um documento de texto? Sem registro físico, apenas mental? Por escrito no verso de uma folha usada?
E se estivesse planejando com outra pessoa, qual formato lhe parece que seria mais produtivo para discutir a viagem?
Verificação de aprendizagem
Atividade 8*
Informe se cada afirmação a seguir está ou não em conformidade com a lição.
a) Sempre que uma enumeração for encontrada em um texto, ela poderá estar detalhada.
Respostas
a) Sim